22 de outubro de 2009

Atores

Cinema, teatro e representações num geral são incríveis. Eu mesmo possuo vários atores e atrizes "favoritos", que admiro horrores, seja por carisma ou por seus trabalhos. Voltando as origens do Onkidonkey, no qual um dos meus posts favoritos e segundo post do blog foi um post quase completo sobre etimologia, farei mais um post assim. Dessa vez sobre a palavra "ator", que sua origem me surpreende desde que a soube, no começo do ano passado.

Parte didática do post:
Ator, segundo o dicionário Aurélio é:
1. Agente do ato. 2. O que representa em peça teatrais, fimes, etc.; artista.

Porém, para chegarmos ao clímax do post, devemos ir à ensolarada e bela Atenas. Onde, no século V a.C., Tespis, o primeiro ator, criava o monólogo. Trajando túnica e máscara, representava em sua carroça, começando o gênero que ficaria conhecido como Tragédia Grega.
Na velha e ensolarada Grécia antiga, chamavam Tespis, nosso ator de hipocritès (que na época significava fingidor, mas hoje é a nossa boa e velha hipocrisia), sou só eu ou vocês também conhecem uma palavra parecida?
Curiosamente, eu descobri tal significado numa pequena peça de teatro. Na qual eu interpretava um professor que falava sobre a origem da palavra ator.
Basicamente, pelo que me recordo das falas, eu fazia perguntas aos alunos sobre como chamavam aqueles que os entretiam de falsos, fingidores. Ninguém sabia responder. Perguntava também sobre por que alguém escolhia basear sua vida em representar outras pessoas. Ninguém sabia responder.
Hoje, há toda a beleza e o glamour em ser o ator. Há também a paixão em representar, que leva muitos a seguirem a profissão, ou pelo menos representarem por hobbie, como eu já fiz.

Todos nós temos um pouco de ator, todos nós temos um pouco de hipocritès, o que nos difere é o nosso palco.
Onkidonkey.

Um comentário:

Anônimo disse...

Post imprevisível! :O
Nunca imaginei que terminaria assim. Muito bom. Origem da palavra "ator", hum rs. Nunca tinha parado para pensar nisso (típico).

Que bom que o Chico voltou com o Onkidonkey! \o/