10 de dezembro de 2008

Blog do c4r4lho!

Introdução:
Bom dia/boa tarde, galera.
Passei a noite em claro pensando no bendito post que eu ia usar pra inaugurar o blog. E a minha luz veio da nostalgia.
Me recordei que quando eu e minha irmã éramos pequenos e brigávamos, sempre que um xingava o outro, se ouvia a voz da minha mãe ecoando pela casa com a seguinte exclamação:
- Você por acaso sabe o que significa isso!?
E nós não sabíamos. O tipo de castigo da gente era procurar o que significava no dicionário ( o que era bem difícil dependendo do xingamento).
Então, por isso, com uma pequena ajuda da revista Mundo Estranho, vou lhes mostrar o que significam essas frases/palavras chulas que fazem parte do nosso vocabulário.


Vai se fu...!
Er, como aqui só tem censura nos títulos dos posts e nas partes em negrito ( pro blog ficar bonitinho), aqui no 'miolo' do post vou ser um pouco mais... direto.
Fuder vem do verbo em latim ( !) futere. Que basicamente significa: "copular", "ter relações sexuais", ou para os menos conservadores: "dar umazinha".
E o interessante do verbo futere, é que ele gerou ofensas por uma série de idiomas, como o "fuck", dos nossos amigos americanos.
Porém, uma pequena coisa que me intrigou foi a semelhança de "futere" com "futuro", será que futuro significa algo em que vamos literalmente f*der e ser f*didos?

Vai tomar no c...!
Essa ofensa possui um significado mais limpo ( ou sujo), mas basicamente, qualquer um entende que a idéia é induzir a pessoa ao sexo anal. Outra coisa interessante sobre isso é saber que cu vem do latim culus, que se refere ao ânus ou à retaguarda.

P*ta que pariu!
Hoje a expressão tem um sentido de "não enche", mas antigamente era usada em seu sentido literal, de mandar a pessoa voltar ao corpo da mãe, que deveria ser uma prostituta ( Se bem que eu acho no mínimo difícil achar algum filho de prostituta disponível para proferir a ofensa, então é melhor usar pelo primeiro sentido mesmo).
No latim, puta vem da palavra putta, que é o mesmo que "menina" ( O que me deixaria ofendido caso fosse mulher e alguém me chamasse de menina) ou da palavra putidus, que significa "algo que cheira mal".

Car*lho!
Esse é um dos inúmeros nomes que o genital masculino recebe, mas geralmente ela é usada pra demonstrar espanto ou intensificar algo. Alguns pesquisadores, afirmam que caralho veio do grego ( !) charax, que significa "estaca" ou "objeto pontiagudo".

P*rra!
Um apelidinho do líquido espermático, é usado para intensificar as coisas. Eu não sou lá um etimologista ( pesquisadores que estudam a origem das palavras), mas tenho quase certeza que ela é uma derivação de esporro, que entre seus significados está a palavra "jorrar".

Babaca!
Já proferi muitas expressões relacionadas à sexualidade e meu pobre blog precisa ser purificado, não escolhi a forma correta, mas vou reduzir o nível das expressões.
Babaca é uma expressão que eu não uso muito, não sei, nunca curti a sonoridade dela, mas pelo que vi, babaca é um xingamento nobre em vista aos outros, existem várias hipóteses, uma dela é que a palavra veio do tupi babaquara, que significa "o que nada sabe" ou pode ter nascido do latim babarrus, que simplestemente significa "tolo".

Otário!
Essa não veio do latim, veio do mundo animal: Otaria flavescens é o nome do gênero dos leões ou lobos-marinhos ( eu não sabia que existem lobos-marinhos), que se locomovem com dificuldade e se transformam em presas fáceis em terra firme.
Eis um xingamento super light, que em outra hipótese, significa "homem ingênuo".

Idiota!
Eis o significado que é a menina - ou puta? - dos meus olhos. O termo vem da medicina, mais precisamente, da psiquiatria. Idiotia é um termo destinado à pacientes com uma deficiência que atrasa o desenvolvimento mental. A palavra vem do grego idiotes, que significa "homem privado", que era usado para com os homens que se afastavam da vida pública e só se importam com os seus problemas ( espera aí, quer dizer que se eu morasse na Grécia antiga seria um idiotes? Nossa).

Coitado!
Com o meu pequeno acervo de ofensas acabando, vou deixar um último significado aqui, um dos mais interessantes, em minha opinião. A palavra coitado é usada pra expressar dó de alguém, Er... Digno pensarmos antes de sentirmos dó de alguém, que tal?
Coitado é uma palavra derivada de coito, sim, extamente o que você pensa, a atividade sexual. Coitado é, basicamente, um termo que fora usado no Brasil em pleno século XVII e era usado para definir vítimas de estupro. Isso mesmo, vítimas de estupro!
Tenho certeza que qualquer pessoa que está lendo isso acaba de ver um filme em sua mente, um filme de todas as vezes que apareceu alguém comovido com algo e disse um "Coitadinha (o)"!

Enfim, com o fim no mínimo épico desse post, deixo algumas informações ( chocantes ou não, encare como quiser), que podem ser usada das mais variadas formas.
O "Onkidonkey!" está oficialmente na ativa, espero que esse blog dure.

P.S.: O artigo da revista Mundo Estranho foi apenas uma base, não reescreví o artigo nem nada, ele foi totalmente adaptado.

12 comentários:

Unknown disse...

Puta que pariu, você realmente é um desocupado, e, de fato, sua mãe é boa em torturas. Eu nunca imaginei que xingamentos fossem fontes tamanhas de cultura, quase me sinto cult te chamando de nigga? (K) Brimks, mas eu ainda to em choque com coitado, imagina, estuprado? Ui. Coitado mesmo de você. HUAAUAHUAUHAHUAHUHU Cuidado com as pregas. hoho

Luisa C. disse...

AUHAUHAHUAHUAHAAHUHUAHUAHUAAHU
nada mais belo do que um post sobre nossas expressões boca suja!!!
Nada melhor do que saber o que você realmente está falando quando tá xingando pra desestressar! aeaeaeae !!!

beijo!

Anônimo disse...

Puta que pariu, você realmente é um desocupado, e, de fato, sua mãe é boa em torturas. [2] E como fas/ A minha mãe fala mais palavrão que eu, mas é por uma boa causa. Ela dá aula pro ensino médio numa escola pública no interior, se eu visse um "pra mim ir" a cada cinco segundos ia ficar menina (puta?) de raiva também. u.u

PS: faltou o indigno.
PS²: Ameixis, vc por aqui! *o*

Anônimo disse...

Minha mãe é foda. Eu perdi a conta do tanto de vezes que tive que procurar no dicionário o que significava idiota.
Hoje ela nem manda mais, sabe que eu sou previnido e falaria o que significa.
Eu falo bastante palavrão, mas tipo, cresci num bar ouvindo os causos dos fregueses, dai fica dificil não falar.
Falei meu primeiro "Porra" na pré-escola.
Damn! Esqueci do indigno. ://
Fica pro próximo post(?)

Anônimo disse...

Eu desconheço essas palavras.
Nunca usei nenhuma delas em toda minha vida para ser honesta.
De qualquer forma, foi bom aumentar minha sabedoria com esse post interessante. =P
Franchikunucu, além de ser a reencarnação de Alex Kapranos, também é cultura!

Anônimo disse...

Coitado. '-'

Anônimo disse...

Idiotia - Tiririca ofendendo alguem.
de resto, tudo ok (:

casquei com "dar umazinha"


USHAUSHUAHSHAUSHAS

Anônimo disse...

Se futere! HUAUHAHUAHUAHUAHUA Sorte a sua procurar no dicionário, a minha mãe dizia que ia pôr pimenta na minha boca e lavar com sabão, a história acaba quando ela põe ketchup na minha boca (descobri anos depois que não era pimenta). :( Mas ei, pelo menos rendeu um post engraçado. (H)

Francisco disse...

Isso aí, galere. Valeu pelos comentários. *-* Vocês me inspiram.

Anônimo disse...

AIUHAIUAHIUAHIAU Adorei o post. Muito bom. Aqui era a mesma coisa. Sempre que usavamos palavras de baixo calão para agredir os coleguinhas, nos perguntavam se a gente conhecia o significado da frase. A gente (quase) nunca conhecia, mas tinha certeza que não era algo bom, então. (?) AIAHIAUHAIUHAIUAHU E normalmente a mãe era o alvo. (y) Sorte com o blog, mano. *-*

Anônimo disse...

Valeu, mano. Dessa vez as coisas vão funcionar direito. Esse vai ser o blog bomba. (K)

E a parada de significado é foda. Um eterno clichê de pais e tal.

Unknown disse...

Pesquisando litruz pra achar todas essas informações, coitadinho de você. (L)