11 de janeiro de 2009

As Cicatrizes

Seguindo a linha do post anterior, vou postar algo mais 'cotidiano' novamente. Todos, isso mesmo, todos nós temos cicatrizes, desde uma cicatriz gigante à uma pequena marca que um pernilongo fez na gente na noite anterior.
Uma cicatriz, filosoficamente falando, é uma das coisas que faz com que nós sejamos nós. Quando visível, é uma marca que causa constrangimento (como tudo na vida) e meio que nos define. or exemplo, uma pessoa da sala não sabe o nosso nome, mas sabe que você tem uma cicatriz em forma de Y na testa (Eu ia falar "em forma de raio", mas não sei se a copyright© ou a J.K. Rowling iriam começar a pegar no meu pé).
De qualquer forma, todos nós temos uma marquinha aqui ou ali que nos trás desde as lembranças mais trágicas, até as lembranças mais bizarras.
Enfim, a idéia do post é fazer uma ordem de locais nas quais a maioria das pessoas têm cicatrizes.

Joelho
Eis o número 1 das cicatrizes, aquele que foi imortalizado pelo Ziraldo no livro "O Joelho Juvenal" (Livro no qual o joelho passa a história toda sendo ralado, cortado, mutilado, batido, quebrado, danificado e tudo de trágico), aquele que é o líder das lesões dos jogadores de futebol (os leitores-atletas me entenderão) e aquele que nas palavras de Pedro Bial e do Filtro Solar, deve ser preservado.
No decorrer de nossa infância, o joelho é uma das maiores vítimas de nossas brincadeiras. Além da criança o gastar correndo de um lado para o outro, ela insiste em cair. Pobre joelho. :/
Porém, a vida de nosso guerreiro não começa fácil. Até crianças engatinhando compromentem a integridade física do mesmo. Sei disso por que já fiz isso. Naquele fatídico dia apresentei minha rótula* a minha família. Foi um dia sangrento.
A vida de um joelho é difícil. Em um tropeço ele é o primeiro a fazer escala no chão, liderando a lista dos 'ralados'.
Vítima de: Bicicletas, motos, quinas de camas, distenções(que quando é uma distenção caprichada, vai da virilha até o joelho. Como dói) e derivados.

Cotovelo
A segunda articulação mais querida dos machucados. A sorte do cotovelo é que não acontecem muitos cortes fundos nele. Porém, os machucados nele são os tops em extensão. Desde um momento apressado no qual você o rala na parede(OUCH!), até uma queda de bicicleta, na qual você rola alguns metros e ao parar nota uma 'pequena' escoriação*². Eis mais um fato que aconteceu na minha vidinha. Não devia ter andado de bicicleta naquele dia.
Assim como a vida de um joelho, o cotovelo também sofre. Ele é a segunda(sorte dele) vitíma mais querida das crianças frenéticas. E o primeiro na lista de "Partes-do-corpo-em-comerciais-de-Band-Aid-e-Mertiolate". A criança se machuca andando de skate, bicicleta ou jogando futebol e a mamãe amorosa coloca o band-aid ou mertiolate nela.
E na lista dos ralados, ele também é o segundo lugar, sendo também, a segunda parte do corpo(em alguns casos), a fazer escala no chão após um tropeço.
Vítima de: Bicicletas, motos, paredes e derivados.

Extremidades (Dedos do pé e mãos)
Outro tópico que os leitores atletas entenderão com facilidade. Mas os mais sedentários também entenderão, não se sintam exluídos.
As extremidades também podem ser raladas e dependendo das circunstâncias, unhas rolarão(AI!).
Muitos atletas sofrem com dedos trincados, no caso das mãos, os jogadores de handei, vôlei, basquete e no futebol(goleiros ou algum jogador azarado). No caso das mãos há também o clássico impacto de alguma coisa com a ponta do dedo, meio que o empurrando para trás, não sei descrever direito, mas como dói.
Um pouco mais abaixo, nos nossos pés, há também o risco de ralar e de machucar as extremidades, entre elas, a aterrorizante 'ralada' no dedo mindinho. E também o encontro de pés, no caso dos boleiros.
Mãos - Vítima de: Paredes, martelos, coisas pesadas, bolas(no caso dos atletas) e derivados.
Pés: - Vítima de: Chão(quando algo da errado no caminhar), guias, quinas, jogadores adversários e derivados.

Cabeça
Eu vou dividir esse tópico, definindo machucados na cabeça como machucados na parte em que fica o cabelo e machucados no rosto como machucados no rosto.
Ok, rir de machucados na cabeça soa meio mórbido, mas vamos lá, o show tem que continuar.
A cabeça é a terceira parte de nosso corpo a fazer escala no chão após um tropeço e dependendo da inclinação, as laterais dela ou a testa (que entra no tópico 'Rosto') são... amortecidas no chão.
Seis entre cada dez garotos possuem alguma cicatriz interessante na cabeça, que fica evidente quando o cabelo está curto e que adivinhem só? Quando vista desencadeia constrangimento.

Vítima de: Escorregões, coisas que caem, quinas, chão e derivados.

Rosto
O nosso cartão de visitas possui desde marquinhas por causa de espinhas, até as cicatrizes mais espalhafatosas, que resultam em apelidos como "Marcado pelo Zorro", "Kenshin"(personagem do anime "Samurai X"), "Scarface", "Harry Potter" e por aí vai, depende da criatividade do Bully-Brotha*³.
As histórias sobre cicatrizes no rosto geralmente são as mais bizarras. Histórias que fazem com que a gente pense "Como eu sou normal!".
No rosto, qualquer marca é motivo pra apelido, entãão... Cuidado, miguxo.
Vítima de: Espinhas, chão, Zorro, Magos das trevas que querem dominar o mundo e são nomeados como "Você-Sabe-Quem", paredes, bastões e derivados.

Outros locais
Geralmente, quando machucamos outras partes do corpo, na maioria dos casos, alguma das partes do corpo citadas acima também é machucada. Costas, barriga, canelas e ahn... depende do seu azar.

Mais um final de post chegando, nesse post coloquei um lado mais clean das cicatrizes, não é todo mundo que está afim de ler algum tipo de descrição sangrenta ou cheia de nomes científicos. A questão é que como eu disse no início do post, as cicatrizes que temos meio que definem quem somos. Pode doer até hoje, mas por trás dela sempre terá uma lembrança, e, a menos que você tenha money pra apagar a cicatriz cirurgicamente, ela será sua companheira até o final de sua vida.
Agora, postarei um tipo de explicação a respeito das palavras que deixei em evidência.
* Rótula - A popular 'bolinha do joelho'.
*² Escoriação - A popular 'ralada' que eu usei ao longo do post.
*³ Bully-Brotha - Termo que eu criei no post anterior. O leia, que tal?
Isso aí, pessoal. Nos vemos em breve!
Onkidonkey!

14 comentários:

Stella Banks disse...

Ta aí um assunto muito interessante...HAHAHA

Minha mãe é perita no assunto cicatrizes, porque depois do acidente de moto, a perna dela ficou praticamente deformada.

Eu não tenho tantas cicatrizes assim, mas vou dividir minha experiência mesmo assim...

1º - Joelho: Ralei meu joelho 555 milhões de vezes (exagero, to sabendo...) mas para você ver as marcas dos meus incríveis tombos, tem que reparar por muito tempo...

2º - Cotovelo: Eu machuquei muito o meu cotovelo mas eu só tenho uma pequena cicatriz nesse local. O pior é que a cicatriz não foi feita por nenhum tombo. Na verdade, eu estava brincando com meu primo, eu era o Darth Vader e ele era o Luke. Os sabres de luz eram bastante originais: Uma vassoura para mim e um rodo para ele.
O meu primo é meio pancado, eu sei disso porque convivo com ele desde que nasci. Ele é tão seqüelado (ou sequelado) que ele tentou "cortar minha cabeça" assim como o Luke faz com o Darth Vader. Eu fui me proteger e ele acertou meu cotovelo com um negócio de metal pontudo que tinha no rodo. Conclusão: Cotou meu cotovelo, sangrou pra c*r*lho, ficou um machucado horrivel, para depois fechar e virar uma cicatriz de nada. Achei indigno tanto teatro por nada.

3º - Extremidades (Dedos do pé e mãos): Cicatrizes minúsculas e eu nem sei como consegui. _o_

4º - Cabeça: Lá vem meu primo de novo... sabe aqueles joguinhos tipo futebol que você faz em um pedaço de madeira, no qual os jogadores são pregos e a bola é uma moeda? (sim, eu era uma molequinha e gostava de brincadeiras masculinas). Pois então... uma vez, meu primo perdeu de mim no jogo e fingiu que ia bater com o tabuleiro em mim mas acabou acertando justo com o lado dos pregos. Ele começou a rir me pedindo desculpas, até que ele viu minha cabeça sangrando. A cara dele foi tão gozada que eu esqueci da dor e comecei a rir dele. Só não sei se ficou alguma cicatriz porque eu nunca raspei a cabeça.

5º - Rosto: Meu rosto é liso até demais... nunca tive problemas com espinhas, nunca cortei a cara ou nada do tipo... só uma vez, há um mês mais ou menos, eu estava me maquiando para sair com meu peguetan, eu deixei meu rímel cair no chão e quando baixei para pegar, eu acertei a quina da mesa e cortei o supercílio, mas já não tenho marca nenhuma.

6º - Outros locais: Nada de interessante.

Isso aí, post foda Franchicão!
Lov u *.*

Anônimo disse...

Caraca, mano. Esse post foi assustador. Eu não gosto de machucados e coisas do tipo. E sempre evito me machucar, se é que tem como. AHAIUHAIUHAIUHAIUA Meu, eu fiz esporte minha vida inteira e nunca me aconteceu nada, impressionante. Ainda bem que eu não tenho cicatrizes nem nada. Eu vivia me ralando, mas eu acho que tenho um bom poder de regeneração. (?) AUHAIUAAHIUHAIUAH Eu me lembro quando meu primo perdeu a tampa do dedão (?) chutando o meio fio. Foi uma visão do inferno, na moral. =/ Eu espero que não me machuque mais pro resto da minha vida. FIM. HAIUAHAIUAHIUAHIUAHIUAHIUAHAIUHA

Anônimo disse...

Eu me esqueci de um detalhe: Ainda bem que eu não me machuquei no "outros locais", cara. Isso sim teria sido triste. no2 AIUHAIUAHIUAHIUAHAIHAIAI

G! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
G! disse...

Tenho uma cicatriz no pé. bsj

Douglas Mendes disse...

òtimo post negro....
Parabéns..
Tamu junto

Douglas Mendes disse...

O cabeção tinha o simbolo da diadora em sua nuka

Francisco disse...

UHAHUAHUHUAHUAHUAHUAUHAUHUHA
Não sei por que, mas acho que esse post foi o post mais mal-sucedido da minha vida blogueira. ._.

Pobre mãe da stella. ._.
UHAHUAHUAHUHUAHUAHUAUHUHAUHAUHA
O machucado do cotovelo é o melhor. E isso é o que você aprende por querer ser o malvado e estar do lado afro da força. u_u

Seu primo é um serial killer. '-' Mas eu o entendo. Reza a lenda que um dia eu bati uma tampa de baú na cabeça da minha sista por que ela furou a fila numa brincadeira.
Não lembro disso. :/

Nossa, corte no supercilho é tão jiu-jitsu, meu. *o*

Francisco disse...

Quanto ao comentário do mano Bruno só quero ressaltar uma parte:
"Eu espero que não me machuque mais pro resto da minha vida. FIM."
Taí um cara que não gosta de sangue.
AUHHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUUHAUHAHUA

Eu odeio meu pé, dica.

E graaaaande Dôglas, comentando aqui de novo. valeu, brotha. Sempre nóis. (L)(K)
A propósito, quando escrevi sobre machucados na cabeça lembrei do simbolo da diadora, mas nem postei a respeito por causa dos direitos autorais, a copyright já está na minha cola.

Anônimo disse...

Eu tenho um monte de cicatrizes, sempre dou um jeito de me machucar. Mas os meus joelhos ganham, já machuquei eles jogando tennis (aquelas saias são pra amadoras), ralei, queimei... enfim. :/
Esse post foi nostálgico, gostei.

Stella Banks disse...

Meu machucado do cotovelo é histórico. Pena que ficou com uma cicatriz tão pequena...
Os malvados são os melhores! Lado Afro da força 4life! *o*

Meu primo é um serial killer.[2]
Só não me matou ainda porque eu sou muito sortuda.

Nem me fale do corte no supercilho. O pior é que eu mesma causei ele. Hahaha

Eu já fiz uns meses de jiu-jitsu e não é mara. u_u

B! disse...

Joelho: A vez que mais me marcou foi descendo uma escada anti-derrapante, repetindo: anti-derrapante; claro que eu estava correndo, ela estava molhada. Eu fui. Pobre do meu joelho esquerdo, ficou roxo. Uma semana depois, na mesma escada, foi o direito. Até que ficou bonito, os dois joelhos roxos e tals. HASHASHASHHASUSAH Pois é.

Cotovelo: Tipo, acredita que nunca machuquei meu cotovelo? Nunca ralei ele. O máximo foi aquele choque que dá quando a gente bate ele na cadeira. Quero uma cicatriz no meu cotovelo, mano. Vou começar a aprender a andar de bicicleta, pode ser que assim eu consiga. E é, não sei andar de bicicleta.

Extremidades: Atoron bater os dedos do pé no pé do sofá. Meu preferido, faço tanto isso que cheguei a conclusão de que faço de propósito. \o/ Me lembro de uma vez que meu dedão prendeu, de alguma forma que não sei, no meu tricículo vermelho. Quase foi um adeus ao meu dedão. E unhas, conta dobrar a unha pra trás? Isso dói. Embora não deixe cicatriz.

Cabeça: Altos galos na cabeça contam? Estava eu indo deitar na rede, abri e soltei, achando que continuaria aberta pra eu sentar. Inteligente, oi? Resultado: ao sentar descobri que ela não fica aberta quando a gente solta e ela pode lhe trazer um galo na cabeça. Doeu. Mas cicatriz assim, não tenho não.

Rosto: Catapora vale? Porque eu só tenho a marca de catapora que deixa uma falha na minha sobrancelha e parece que eu sempre tiro ela errada. HSHAUSHASHAHSASUH Mas cicatriz assim, não tenho não. [2]

Outros locais: Braço. Arranquei um pedaço dele num vidro que era pra estar numa porta. \o/

Mano, seu post fez com que me desse conta de que sempre fui uma pessoa muito precavida. Preciso arrumar cicatrizes significantes. Obrigada, abriu minha mente. Me machucarei mais. [/alok] HSUHASAHSAHS :*

Anônimo disse...

Uma coisa, pessoal, os comentários de vocês dão um show à parte, dica. AUHHUAHUAUHAHUHUAHUAUHAUHUAH
Vida de tenista é triste. ._.

Quanto à citação da Stella:
"Os malvados são os melhores", eu sempre soube que as garotas gostam dos bad-boys. (H)
HUAHUAHUHAUHUAHUAHUAHUAHUA
Eu não sirvo pra lutar, cara. Sou fraco. E magro.

Anônimo disse...

Cair numa escada anti derrapante é uma das ironias da vida. Facto.

Eu tenho um tipo de simbolo da nike no cotovelo, causado num dia que eu cai de bicicleta. UHAHUAHUAHUAHU Eu tava andando com o meu cão. Pobrezinho, acho que é por isso que a minha mãe não me deixa criar animais. ._.

Nossa, uma vez eu bati a cabeça por que me distraí olhando no espelho. narcisismo total. UHAUHAHUAHU passei me olhando e pimba, de cara na parede. ._.
Moral da história: Galo na testa.

"Mano, seu post fez com que me desse conta de que sempre fui uma pessoa muito precavida. Preciso arrumar cicatrizes significantes. Obrigada, abriu minha mente. Me machucarei mais."
This is Onkidonkey, abrindo mentes e mudando conceitos.
Possível manchete: "Garota machuca 98% do corpo após ler postagem em blog"
Ops. Processo vem aí. :/