19 de dezembro de 2008

Como criar um blog em 9 lições

Aloha.
Uma coisa que eu notei desde a criação desse meu xodó, foi a seguinte:
Um blog estimula as pessoas a fazerem blogs. O que é super válido e bonitinho, eu gosto.
Por isso, resolvi dar esse presente aos leitores Onkidonkianos e mostrar algumas lições de como se criar um blog.
Vou colocar um pouco de tudo, desde postagens, até o layout.

Lição 1: O estímulo blogueiro.
Pra você ter um blog, em primeiro lugar você precisa ter um tempinho vago ... Não ter nada pra fazer e um pouco de vontade (preguiçosos também podem ter blog. Eu sou preguiçoso e tenho).
Seu blog nunca vai ser bem-sucedido no começo, é impossível. Por isso é válido dar um passo de cada vez.

O estímulo geralmente vem quando você pensa na primeira postagem.

Lição 2: Um nome marcante.
Essa é a parte que eu menos gosto em fazer blogs. Eu tenho uma leve experiência em criá-los e em algumas oportunidades enjoei do nome e nunca mais postei.
Na escolha do nome, vai de cada pessoa. Tem gente que coloca nome de música, coloca trecho de música, frase em alguma lingua estranha, ou inventa algum nome, tipo o que eu inventei.
Alguns padrões pra criação de nome:
Palavra inventada;
Ex: "Onkidonkey", "Kauabanga", "Phiplaynics", "Ongakaranga" e derivados.
Nome de música + palavra aleatória;
Ex: "Créu & Poesias", "Mercury & Words" (Eu tenho um blog com esse nome) e derivados.
Trecho de música;
Ex: "Is your pain more worthy than everybody else?" e derivados.
LEMBRETE: Procure usar trechos curtos, por que senão ninguém vai lembrar do endereço do seu blog. Nem você.


Lição 3: Um layout sensual.
Eu gosto dessa parte. Quando você hospeda seu blog no blogger, geralmente surge um leque de opções de layouts. Eu costumo escolher o pretinho básico. Deve se levar em conta o blog que você quer criar e qual será o tema dele. Não é simpático criar um blog sobre humor com um layout 'morto', um layout que faça a pessoa entrar em dúvida se está vendo coisas engraçadas ou tristes.

Lição 4: Postagens dignas.
Já dizia Chico xavier que um site não pode ser cansativo.
Ninguém quer ler alguma coisa cansativa. Portanto, deve-se pensar bem no que escrever, como escrever e o quanto escrever.
Você não quer um blog só pra você, certo? Se for pra fazer algo que só você leia é mais fácil escrever um diário. Escolha algum assunto agradável e escreva, tente variar as vezes, isso atrai mais visitas.


Lição 5: Quando postar.
No começo, postar em seu blog e receber comentários é incrivel e incentiva, eu sei. Mas não use todo o seu acervo de criatividade nos primeiros dias. Procure atualizar diariamente se você tiver muitas idéias, ou de dois em dois dias. Assim as pessoas sabem quando visitar o blog. Se você posta hoje e só posta no mês que vem, fica chato pra você e pra quem visita.

Lição 6: Tenha amigos.
No começo, as pessoas que visualizam seu blog sempre são seus amigos.
Eu não tenho muitos, mas eles são legais (sintam-se importantes). A questão é ter amigos pacientes, que apoiem suas idéias e gostem de ler o que você escreve. Isso é o mais importante, um simples comentário, um parabéns ou algo do gênero incentiva muito.


Lição 7: Faça parcerias.
Você sempre vai ter algum amigo e/ou conhecido com algum blog. Seguindo a lógica, esse amigo terá amigos que visitam o blog dele. Faça um banner simples, ou peça simplesmente pra ele colocar um link do seu blog no dele. Isso conta muito.

Lição 8: Não desanime, Indigno(a).
Começar qualquer coisa nunca é fácil. Então dê um passo de cada vez. Tem dia que você recebe muitas visitas e muitos comentários, mas nem todo dia é assim. Isso não é motivo pra desanimar.
A dica é tentar manter o nível do blog e/ou melhorá-lo sempre. Outra dica, pro caso das visitas decaírem é leiloar sua virgindade em algum post, eu fiz isso e funcionou.


Lição 9: Valorize seu blog.
Ele é como uma namorada nova. Precisa ser mimado e amado. Você não sabe se ele será popular (deve dar trabalho ter um blog famoso, que medo), mas ele lhe proporcionará bons momentos e será um ótimo passatempo. Não deixe o coitado de lado, poxa. Ele ama você, você é como um pai - ou mãe - pra ele.

Bom, minhas dicas de como criar, como manter e como conseguir a ascensão no submundo blogueiro estão aqui. Aproveitem!
Criem sua nova amizade e passem uns bons momentos com ela. É legal.
Caso algum de vocês, caros leitores(as) Onkidonkianos o criem, é válido colocar o banner HTML do "Onkidonkey!" no blog de vocês, não acham? Se conseguirem a fama, não deixe que ela tome conta de vocês. Mentira, deixem sim.
O meu presente de natal vai acabando por aqui, terminem de ler o post e cliquem no "Criar Blog" no canto superior direito da página! Estão esperando o quê?
Onkidonkey!

6 comentários:

Anônimo disse...

Me senti importante, bsj.
*clicandoemcriarblog* Primeiro coments. AEAEAEAEAE!

Anônimo disse...

Isso aí, Chico! blog do caralho. sua genialidade me assusta às vezes. ai meu Deuso.

Stella Banks disse...

Um blog estimula as pessoas a fazerem blogs. Realmente. Eu custei a refazer o meu , fiquei meses prometendo, mas só quando você fez o seu eu tive coragem de criar o meu também.

Acho que eu também te estimulei a fazer seu novo post, fato. RARAE

Franchikunucu rules! \o/

Francisco disse...

Todo mundo é importante. *love
Criem seus blogs, galere.

-

HUAUHAUHAHUAUHUHAUHAUHAUHA
Obrigado, Caio. *-* Não se assuste, posha. '-'

-

Sim, sim. A criação do seu blog ajudou um pouco e foi válida pra criação do post.
Então, não sei se foi comprovado cientificamente, mas é bem isso mesmo. Criação de blogs estimula as pessoas a fazerem blogs.
Todo mundo sempre tem algo a dizer.
Obrigado, Stella! \o/

Anônimo disse...

Eu sempre tenho algo a dizer. Sou tagarela de nascença. HAUHAUAHUA

Disponha, Franchicão! \o

Anônimo disse...

Achei esse post muito válido, me lembrou os meus tempos de obscuridade em que eu fazia blog só pra escolher layouts fofinhos. *-*

E não desista desse blog, ok.